Simulador Chipmunk BA1


Este é o famoso simulador que alguns amigos têm falado pelas redes sociais e em conversas de café, afinal a "lenda" é real! :)
Estive a Sorte de o poder ver ao vivo na BA1 na Esquadra 802 Águias, e perceber que a sua utilidade é bem mais que apenas um simulador.
Para alem de ser um trabalho de Mestrado do Curso da Academia da Força Aérea, é também usado para estudos por parte dos alunos do curso, bem como para alguns voos de selecção.



A base do simulador é o OGMA18 1328, que segundo alguns registos esteve em S. Jacinto e os seus restos deram origem à construção do simulador. Aplicando a famosa lei de Antoine Lavoisier - "nada se perde, tudo se transforma".

A nível de hardware, pelo que consegui perceber, foi uma adaptação de sensores usados em joysticks e pedais, que encontramos em lojas de informática, adaptados de forma a funcionar com os comandos do Chipmunk em si. A nível de software, está em uso o X-Plane 9, dividido entre um monitor (painel de instrumentos) e um projector.
Aqui pode-se testar comportamentos da aeronave, emergências, etc... bem como novas configurações e investigação por parte dos alunos da Academia.

Fotos antes e durante a conversão:
Avião em São Jacinto - Aveiro
A sua construção

 

Fale connosco

Licença de Utilização

Facebook